quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

VENCER


Que imensa conquista sua nesse dia, A VITÓRIA. Vitória que veio a partir de uma luta de mais de dez anos e hoje você recebe o seu prêmio, mais do que merecido, hoje você é um (a) VENCEDOR (a).
Mas o que faz uma pessoa conquistar a vitória?
    1.   Aceitar o desafio;
    2.  Tentar;
    3.  Não desistir;
Três pontos cruciais que você passou nessa caminhada, a cada ano você aceitou o desafio de superar aquela etapa determinada no processo de aprendizagem, você tentou, tentou e tentou a cada passo ser melhor e atingir os resultados esperados por todos e você não desistiu, não parou pelo meio do caminho, você prosseguiu a cada passo, você levantou a cada queda, você enxugou as lágrimas, sarou os ferimentos e hoje está aqui lendo esse pequeno texto que lhe parabeniza por tudo que você conseguiu.
Olhe para seu passado, lembre-se de tudo que você passou, lembre-se dos amigos, dos colegas, das intrigas, dos momentos alegres e difíceis, lembre-se de quantas vezes pensou em desistir, lembre-se de quantas vezes não quis mais vim à escola e lembre-se de tantos outros momentos particulares seus.
Após realizar essa pequena retrospectiva sorria, diga a você, eu VENCI, eu CONQUISTEI, eu CHEGUEI.
Agora se lembre dos três pontos a cima para se obter a vitória, você irá usá-los a partir daqui. Você terá novas oportunidades na vida, cabe a você aceitar o desafio, você vai ter que tentar outras vezes e não desistir. O mundo lhe espera, a vida lhe espera e nós, da Escola Estadual Caburi, acreditamos em todas as suas vitórias. Prossiga sempre vencendo, você é um (a) VENCEDOR (a).

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CASO VOCÊ AINDA NÃO SAIBA O QUE É POSSÍVEL FAZER PARA TER DINHEIRO EXTRA NO FINAL DO MÊS, VEJA A LISTA A SEGUIR:


1. Aulas particulares: quem tem um conhecimento avançado sobre alguma matéria escolar ou um determinado assunto ou idioma, pode oferecer serviços de tutor. Esse tipo de atividade pode ser realizada nas horas livres e cobrada por hora de aula.

2. Artesanato: as pessoas que possuem habilidades para desenvolver produtos de forma manual, seja para decoração ou uso no dia-a-dia podem vender essas peças a amigos e vizinhos. Também é possível encontrar lojas interessadas em vender os objetos por consignação, rendendo um dinheiro extra no final do mês.

3. Computadores e internet: aos que possuem conhecimento sobre computadores, sistemas operacionais, internet e redes sociais, podem ganhar uma renda extra com esse conhecimento. Nas horas vagas é possível se resolver para resolver problemas no PC, reparar programas, formatar o computador, ou oferecer suporte técnico. Uma dica é criar promoções para que comecem a surgir novos pedidos de ajuda.

4. Do velho para o novo: com o equipamento adequado e paciência, é possível dedicar algumas horas do tempo livre para converter cassetes de vídeos VHS para DVD. Muitas pessoas têm vídeos VHS em casa que gostariam de ver no PC ou compartilhar na web, por isso pode ser uma boa ideia.

5. Dog walker: para quem gosta de animais, é possível oferecer passear com cachorros e cobrar por isso. O dog walker é uma espécie de companhia para aqueles animais que passam o dia todo sozinho.

6. Doces: perfeito para quem tem habilidades culinárias. Fazer docinhos como brigadeiro e beijinho pode ser o caminho para ganhar um dinheiro extra. Os doces podem ser vendidos para amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

7. Na música: nas horas extras também é possível unir o útil ao agradável e fazer mais uma atividade que se gosta ganhando dinheiro. Pra quem gosta e entende bastante de música, ser DJ em festas pode gerar uma grana extra no final do mês.

8. Quase um marido de aluguel: nas horas vagas também é possível ganhar dinheiro fazendo pequenos reparos, como instalações elétricas, encanamentos, entre outros.

9. Consultoria: quem tem conhecimentos especializados em uma determinada área, pode prestar consultoria para empresas e pessoas sobre assuntos ligados ao tema. Por exemplo, contabilidade, recursos humanos, finanças pessoais.

10. Imposto de renda: na época da declaração do imposto de renda da pessoa física, também é possível ganhar uma renda extra fazendo a declaração para outras pessoas.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A BÍBLIA É A MINHA MENSAGEM, E VOCÊS ENTENDERAM TUDO ERRADO.

Quero te pergunta se já não teve o suficiente? 
Quero saber se esta proto(a) agora?
Quer mesmo saber as respostas das suas perguntas ?

Você tem me feito muitas perguntas, esta irritado(a) e agora eu te pergunto, que mesmo saber as respostas das perguntas que está fazendo ou é só desabafo.

Eu sei o que esta pensando,pois é louco receber esta carta, mas eu falo com todo mundo o tempo todo, com suas vozes, mas a questão é, quem me ouvi?

Da montanha mais alta foi proclamado e do lugar mais baixo seu sussurro foi ouvido, pelos corredores da experiencia humana a verdade ecoou, o amor é a resposta para tudo.

Vocês humanos projetam o papel de pai em Deus, e por isso imaginam um Deus que juga, recompensa e puni, vocês criam uma realidade no medo entorno do amor, essa realidade do amor baseada no medo domina sua experiencia no amor. Mas você tem certeza que é do medo que precisa para ser, fazer e ter o que intrinsecamente correto? Tem que se sentir ameaçado para ser bom? E o que é ser bom? Quem tem a palavra final sobre isso? 
Vocês criam as próprias regras, vocês dão as diretrizes, só existe o amor, você já ouviu isto, eu ate coloquei em um adesivo para você, mas em tempos de problemas, preocupações,dificuldades, duvidas ou medos você prefere esquecer.

O que deveria fazer agora é responder uma simples pergunta, o que o amor faria agora? 

Lembre-se, você esta a todo momento se recriando, está a cada momento decidindo quem ou o que você é. Você decide isso pelas escolhas que faz de acordo com quem ou pelo que você gosta. Saiba o sofrimento não tem nada haver com os fatos, mas como se reage a eles, o que esta acontecendo no mundo só esta acontecendo, como se sente sobre eles é o que importa. Saiba também que a preocupação é uma atividade da mente de quem não entende a conexão comigo. 

Você se lembra da pergunta - o que o amor faria agora?
Responda a pergunta e eu estarei lá, sempre de toda e qualquer forma.
Você as vezes, entende tudo errado, eu não quero nada de você, a não ser te fazer feliz.
Mas você acha que esta debaixo de mim, quando na verdade somos iguais e não há separação, saiba que o que quero para você e o mesmo que você quer para você, nada mais e nada menos.


Os seus pedidos são carências e dizer que deseja algo, apenas produz essa mesma experiencia, o desejo em sua realidade. Pense bem. Eu deveria puni-lo por fazer uma escolha que eu mesmo pus na sua frente? Esta é a pergunta que tem que se fazer antes de me atribuir ao papel Deus condenador.

Eternamente você tem suplicado para que eu me mostre, me explique, me revele, e agora é o que estou fazendo claramente para compreenda, estou sempre aqui, bem aqui neste momento.
Agora, esta na hora de você se espiritualizar, mas do que nunca vai lhe trazer paz mental, e da mente pacificada grandes ideias vão fluir, são ideias que podem ser soluções para os seus problemas.

Você pensa que os seus problemas são enormes, mas eu te pergunto, seus problemas são grandes demais para me resolver? Tira-lo (a)do aperto muita coisa pra mim? Entendo que para você possa ser, mesmo ate com as fermentas que te dei. Mas você acha muita coisa para me resolver?

Eu não estou preocupado com seu sucesso material no mundo, só você esta. Você não precisa se preocupar em ganhar a vida, pois os mestres são aqueles que escolheram viver em vez de ganha-la, vá em frente faça o que realmente gosta, não faça mais nada, por que você tem muito pouco tempo. Para que vai servir o tempo que foi gasto em algo que não gosta? Fazer o que não gosta não é viver, isso é morrer.

Não se sinta abandonado pois eu estarei sempre com você, não o deixarei, nunca, jamais poderei deixa-lo, porque você é minha criação e meu produto. Você meu filho, minha filha, meu proposito e eu mesmo; portanto me chame onde quiser em qualquer lugar que for. E se estiver sozinho, lembre -se de mim. Se estiver separado da parte que eu sou me chame, e eu estarei lá.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

QUERO AMAR


Quero te amar,
Quero amar sem distinção e preconceitos,
Sem intrigas, em perfeita comunhão
E viver o amor, pois só ele é capaz de esperar
E compreender e cobrir imperfeições
Quero andar lado a lado com você
E na angustia verdadeiramente ser seu irmão
E viver o perdão que vem de Deus
Pra nos unir em um só corpo, no Senhor
Que me une a você e nos faz perceber
Que esse amor vem de Deus
Que nos deu dom de amar
Para compartilhar e estar pronto a ajudar
Obedecendo a Deus que nos ensinou o amor.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

COMO ÁGUA

Vem de longe como água no ribeiro;
Abrindo passagem por onde deseja passar;
Quem será capaz de impedir?
Sua jornada completar.

Quase sedento me encontro;
Corro para minha sede matar;
Lá nas fontes da vida;
Que a água há de acalmar.

Onde a vejo meu ser se refresca;
Onde a encontro meu corpo se esfria;
Fico até sem a fala;
Porque de você tomo goladas.

Seus reflexos no sol são estupendos;
Suas ondas com o vento se formam;
Seus viventes em você se habitam;
Pois és cheia, és formosa, és vida.

Lá pelas tantas não pára;
Vai quebrando, entrando e morando;
Seu caminho traz a vida;
Para um homem sedento e perdido.

Vêm, vêm pra cá;
Traz o fôlego, traz comida;
Traz pra mim a esperança;
Perdida no deserto da vida.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

VIVER


Nós vamos vivendo, vamos experimentando, vamos sentindo, mas é tão bom viver;
Nós vamos sofrendo, vamos sorrindo, vamos chorando, vamos lutando;
Vamos escondendo, nos camuflando, nos embriagando;
Mas viver é tão bom, existem erros, existem falhas, existem imperfeições.
Nos subúrbios escuros me achando e envolvendo, amando-me;
Nas entranhas da vida jogando-me, deitando-me, dançando.
Vejo germinando, brotando, florescendo, vejo agindo;
Apalpo-a, abraço-a, consumo-a;
És tão deslumbrante, és empolgante.
Com a mente no vácuo vou querendo, vou sorrindo;
Vou indo, vou andando, vou correndo, mas vou.
É tão bom viver, tão bom tentar, tão bom sonhar;
Sonhos dourados, sonhos de ouro, sonhos de lata, sonhos de prata.
Viver aprendendo, viver vivendo;
Sorrir, dançar, pular, festejar.
Já se foi um terço, já se foi metade, já se foi um vida;
Ainda vem um século, ainda vem vinte anos, ainda vem a vida.
Retratos, molduras, histórias, lembranças, momentos;
Daqueles dias, horas, meses, segundos.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

DESENHADO

Olhar e já não ver, pensar e não escrever, sentir e não viver;
Desde cedo sonhando no obscuro do sentimento passado;
Os olhos parado no horizonte da mente, da alma, da lágrima;
Coração desenhado se torna melhor do que o coração pulsante.
Já não sei, já não sei caminhar pelos espinhos e ver flores,
Mas a realidade gritante da dor dos pontiagudos.
Já vi, já passei, já sonhei, mas apenas já;
Músicas foram cantadas, foram ouvidas, mesmo no silêncio.
A vida se passa, se vive e se morre.
Ver? Sentes? Ouvi?
A igualdade dos seres era inexistente, os fatos?
Ora oculto, ora inacreditável.
Olhei e vi brilho, vi esperança, vi futuro, vi sorte;
Vivi e vi mentira, vi escuro, vi presente, vi experiência.
Passou, se foi, já está até lá, vivendo, sentindo, se permitindo.
E eu seguido, aprendendo, crescendo.
Olhar e já não ver, pensar e não escrever, sentir e não viver;
Desde cedo sonhando no obscuro do sentimento passado;
Os olhos parado no horizonte da mente, da alma, da lágrima;
Coração desenhado se torna melhor do que o coração pulsante....


sábado, 17 de novembro de 2012

Professor Márcio Jucá


Nas aulas de Física, com o Professor Márcio Jucá, os alunos têm a oportunidade de realizar experimentos com o equipamento Amperímetro para mensurar a intensidade da corrente elétrica.
Sendo que na turma do 3° Ano do Ensino Médio há uma aluna com dificuldades de aprendizados, mas não há problemas, pois a turma e o professor se dispõem a ensiná-la.

Os alunos fizeram mensuração da bateria e da energia da tomada, tudo com os olhos atentos do Professor.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

HANDBEACH, NOVO OU NÃO INFORMADO?


A Escola Estadual Caburi realiza nas aulas de Educação Física com o Professor Thiago Brelaz a experiência com a modalidade Handbeach, nova, sua organização das primeiras regras se deu há poucos anos, no dia 1° de Agosto de 1993, atualmente já revisada. O Brasil foi campeão do 1° Torneio Internacional que participou as Seleções da Argentina, Portugal e Itália nos dias 24 a 26 de Janeiro de 1995, no Rio de Janeiro.

Mas a vivencia com a modalidade proporciona aos alunos uma opção a mais nos dias de praias na Cidade. Sendo um esporte alegre e divertido, atrai o jovem. Nas aulas há a preocupação de que o aluno aprenda a gostar do jogo, não sendo exigido, porém ensinado, a observância às regras, mas o lúdico, a diversão... Ensina-se a viver bem através do esporte e não ser esportista profissional para viver.





A boa orientação faz a diferença. 

O LÚDICO NO DIA 15 DE NOVEMBRO.


A Escola se organizou para realizar algumas atividades lúdicas que tentassem retratar o espírito de companheirismo, união entre os sexos, união entre as salas, respeito aos colegas, respeito às regras, competição saudável e que trouxesse benefícios aos participantes como: desenvolvimento psicomotor, compreensão de que o mais importante é brincar/jogar juntos onde todos saem vencendo e não trabalhar o individualismo, desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e, evidente, repassar informações sobre o que a data significa para todos nós.



Foto mostra a quadra sendo preenchida pelos alunos do turno matutino e vespertino, preparação para a abertura das atividades propostas, iniciando com oração, Hino Nacional e logo em seguida a Professora Marildes comentará sobre a data em questão, explicando e expondo assuntos pertinentes.As atividades foram realizadas no período Matutino.






A foto acima ilustra a cooperação entre os sexos em busca de um objetivo, seguido pela felicidade de ter alcançado o mesmo trabalhando em equipe. A terceira foto com a aluna Wemely evidência a coordenação motora de realizar o movimento de curva para o lado não dominante do corpo, parece simples a todos, mas dificultoso para alunos do 4° ano do Ciclo, trabalho de desenvolvimento psicomotor.












A foto deixa claro que a brincadeira era corrida com saco, as atividades que foram desenvolvidas priorizaram a participação de menino e meninas no mesmo grupo, todos se envolveram, da mais criança ao mais jovem, respeitando raça, sexo e religião. Todos esbanjaram sorriso, se divertiram e comemoraram. Houve a preocupação de classificar a faixa etária, adaptando os jogos para as idades respectivas.



Corrida com o caroço de tucumã na colher, isso mesmo, uma adaptação, pois ovo ou bolinhas não representaria nossa realidade. Os alunos das series iniciais correram com a colher na mão, assim como os alunos do Ensino Fundamental, sendo que nesta, houve uma disputa entre equipes. Os alunos do Ensino Médio tiveram que correr com a colher na boca.







No cabo de guerra foi priorizada a formação de equipes mesclando homens e mulheres, pois houve a preocupação de trabalhar a cooperação entre os sexos, querendo evidenciar que juntos somos melhores, juntos podemos vencer e melhor. Podemos ver o sorriso no rosto de todos, não era prêmio que estava em jogo, mas a lúdico, a alegria, a felicidade de se tentar conseguir um objetivo e conseguir, mas jamais esquecendo que a vitória é apenas uma consequência daquilo que é feito, não vivendo por ela, mas pela satisfação de tentar.




Houve muitos momentos que ficarão na memoria, momentos que não puderam ser registrados, que não puderam ser repassados, mas apenas vividos. Quem participou, ou seja, todos se sentiram contentes, acredito que o dia 15 de Novembro, na vida dos alunos, ficará marcado por terem vivido momentos felizes, tudo permitido visto que um dia homens, no passado, lutaram para nos dar tal “liberdade”.


VIVA A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.




15 DE NOVEMBRO


Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889 tendo, o Brasil, como 1º Presidente o militar Marechal Deodoro da Fonseca. Muita coisa se passou para que chegássemos aos dias de hoje e para que pudéssemos ter uma estrutura de Governo atual. Dia 15, marcado na história. 
A Escola Estadual Caburi que tem com Gestor o Professor Carlos de Souza Piedade, a qual eu faço parte como Professor Professional de Educação Física, comemora esse dia com gincanas, brincadeiras e jogos. Sem, porém, esquecer alguns valores essências para uma vida melhor em sociedade, como: cooperação; ajuda mútua; respeito às regras; respeito ao próximo; unidade entre sexo, crença e raça...
Atividades que trabalharam também os aspectos psicomotores da criança, adolescente e jovens, brincadeiras e jogos que variavam o grau de dificuldade conforme as faixas etárias.
Optou-se por esquecer a disputar entre as salas, pois se compreende que esse fator traz a discórdia entre elas, traz a “briga”, que não é sadia, para competir pra mostrar quem é a melhor. Então se realizou as atividades com equipes mescladas entre salas e entre sexo, acreditando que a união, a evidencia de que todos são melhores do que alguns são fundamentais para o processo de aprendizagem da cidadania. Acredita-se que dessa forma são formados melhores alunos.
Deixou-se de lado, de maneira firme, a disputa entre sexo, pois se acredita que a união entre esse são valores cruciais para uma sociedade melhor.
Não houve estímulo com premiação, pois o interesse da “sociedade capitalista” tem sempre como principal foco à busca pelo melhor, o mais forte, o mais rápido, pelo mais dotado, o mais “supremo”, presenteando-os sempre com o foco máximo das atenções, sendo então trabalhada a cooperação entre todos da Escola (professores, funcionários e alunos), todos vencedores por realizar, participar, brincar na proposta feita para o dia 15 de Novembro, dia da Proclamação da República. Que no entender do Professor Thiago Brelaz, simboliza esse dia histórico.
Sorrisos foram esbanjados, vibrações foram calorosas, torcidas eufóricas e uma coisa ficou evidente, todos saíram felizes, todos gostaram, todos, de certa forma, se realizaram.
Parabéns a todos os membros dessa Escola.



Fotos: Thiago Brelaz

terça-feira, 9 de outubro de 2012

POLITICAMENTE CORRETO, EU NÃO VENDI MEU VOTO E VOCÊ?


Na verdade eu vendi sim, vendi por uma ideologia, por um caráter, por um plano de governo, por uma história de respeito, por propostas realistas e verdadeiramente interessadas em suprir a necessidade de um povo.
E você vendeu o seu por quanto? Se por R$50,00, vamos imaginar quanto seria por dia durante quatro anos?
Você, que infelizmente é maioria, desinformado por causa desses que você coloca no poder, ignorante, sem critérios, facilmente manipulável, mais uma vez coloca a todos em situação desfavorável para o crescimento de uma sociedade mais justa, uma sociedade que teria um melhor atendimento.
Como ainda fico escandalizado por ver tal situação, compra de voto. Como ainda fico incomodado por ver apenas pessoas trabalhando para outros, pensando apenas eu seu próprio desejo egoísta. Como ainda fico chocado em ver alguns querendo viver à custa do sofrimento de um povo.
É inaceitável essa “política” que agi de maneira inescrupulosa, política sorrateira. Venho de uma nova geração, não me deixarei ser intoxicado por esse “sistemazinho de merda”. Tenho critérios, tenho pensamento, tenho família, como disse um amigo meu: “daqui a vinte, trinta, quarenta anos meus netos ouvirão ao meu respeito, e o que será que eles irão escutar?” Será que vão ouvir sobre um homem que aprendeu a ter caráter, aprendeu a viver entre os monstros de maneira honesta? Será que ouvirão sobre um homem que venceu, sobre um homem que lutou, mas que era cruel, que maltratava, um homem que agia nos escuros, que manipulava? Ou será que ouvirão sobre um homem que andou com os porcos, andou com os tolos, andou com os raivosos, andou com os maquiavélicos e apenas sorriu?
Mas na verdade, o que o povo lembra?
Venda, continue vendendo; engane, continue enganando; sofra, continue sofrendo. Ou aprenda a entender o impacto da sua boba escolha. Mas sei que diante de seus olhos você tem razão, quem sou pra dizer que não. Nossas cavernas são diferentes, quem ousará ouvir aquele que dela não faz parte?
Se for por dinheiro, eu teria muito a “dar”, mas tirar de você sua dignidade, quem sou eu para isso? Tentei trazer dignidade a um povo, mas o mesmo não deseja, quer apenas migalhas por dia, vai entender.
Eu não vendi meu voto, não perdi meu voto, eu não joguei meu voto, eu acreditei em propostas, eu acreditei na história, eu não fui coagido, eu não fui pressionado, eu não troquei favores e para falar a verdade eu investi o meu com muito orgulho, com muito respeito, com muita convicção, tudo porque eu quero o seu bem cidadão.
E você quer o meu bem? Ou melhor, quer o bem para a sociedade?


domingo, 6 de maio de 2012

Programa ATOS


Situação na Rua Paraiba em Parintins afetada pela cheia de 2012.
Uma entrevista real com um morador do local falando sobre a situação em que se encontra. Ele enfatiza o esquecimento do poder público aos moradores daquela rua.
Ano de Eleição, agora vamos ver a cara de pau de “nossos representantes” ao pedirem votos nessas ruas.
Parintins tem condições de ser muito melhor, basta, agora, nós cidadãos olharmos, observarmos, e votarmos com mais seriedade.
Queremos compromisso eficaz com o povo, queremos participação do povo com a política, queremos valorização e sensibilidade com a realidade de Parintins a zonas rurais.
Não a mesmice, não a “continuidade”, não a regalias para poucos, não, não e não.
Agora se quer TERCEIRIZAR, vá terceirizar as águas da Rua Paraiba, pois essa sim precisa ser melhor cuidada Bi Gracinha.


Situação na Rua Paraiba em Parintins afetada pela cheia de 2012.
Uma entrevista real com um morador do local falando sobre a situação em que se encontra. Ele enfatiza o esquecimento do poder público aos moradores daquela rua.
Ano de Eleição, agora vamos ver a cara de pau de “nossos representantes” ao pedirem votos nessas ruas.
Parintins tem condições de ser muito melhor, basta, agora, nós cidadãos olharmos, observarmos, e votarmos com mais seriedade.
Queremos compromisso eficaz com o povo, queremos participação do povo com a política, queremos valorização e sensibilidade com a realidade de Parintins a zonas rurais.
Não a mesmice, não a “continuidade”, não a regalias para poucos, não, não e não.
Agora se quer TERCEIRIZAR, vá terceirizar as águas da Rua Paraiba, pois essa sim precisa ser melhor cuidada Bi Gracinha.

sábado, 5 de maio de 2012

A IMPERFEIÇÃO DE DEUS



        O fato de querer sempre usar a minha mente para tentar chegar a uma conclusão, interpretação, analise sobre qualquer coisa, me faz passar horas pensando em diferentes temas, não que já não compreenda a inteireza de alguns ou que não queira aceitar a de outros, a questão maior é querer interagir de forma eficaz com as coisas ao meu redor, querer entender a essência das coisas, mesmo que seja impossível, querer saber os porquês de um fato, de uma cultura, de uma tradição..., em fim, o último pensamento em questão é sobre a perfeição de Deus, questiono-me: Ele é perfeito? O quanto? Seus projetos são perfeitos? Sua maior criação, o homem, foi uma criação perfeita?
          É verdade que muitas teorias vagam pelo planeta, teorias meramente humanas que se tornam “filosofias vãs e enganosas” (Cl 2.8), capazes de levar vários seres humanos a embasarem seus pensamentos e verdades, não estou aqui tentando implantar mais um, longe disso. Acredito na Verdade da Bíblia e até acredito na Bíblia como revelação da Verdade de Deus, sei que ela “é escrita por homens inspirados por Deus” (1Pe 1.20), nem por isso conforto o meu pensamento na paralisia angustiante de ser apenas seguidor do que os outros já sabem, busco descobrir sobre a Verdade com o dono da Verdade, pois apego-me firmemente na certeza de que o “véu foi rasgado” (Mt 27.51) dando a mim livre a acesso ao Pai através de Cristo, possibilitando-me ser seu aprendiz diretamente (Lc 12.12, Sl 119.33-34) através de seu “Espirito que nos dar entendimento” (Jo 14.26).
          Não estou dizendo que o que sei é a verdade e que todos devem adotar ou acreditar, apenas irei pontuar algumas questões para reflexão se assim desejarem, mas se se consideram donos do saber ou tem a convicção do que aprenderam é a verdade universal, peço que nem prossiga com a leitura. “Sei que o conhecimento traz orgulho e o amor edifica. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria, mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus”.
          Lembro-me, nesse ponto, da Teoria de Platão ilustrado no desenho da “Caverna de Platão”, onde ele dizia: imaginem que desde seu nascimento até sua morte você vive em uma caverna onde seus braços e pernas estão presos em correntes. Você está de costas para a saída e atrás de você existe uma pequena parede, atrás dessa parede existe uma fogueira e outras pessoas fazem com as mãos, ou com outro material, sobras com forma de desenhos, essas sombras serão vista por você na parede do fundo da caverna, que está a sua frente. Aquilo para você é a vida, mas um dia um homem decide fugir da caverna e olhar o que está atrás da parede, ou seja, fora da caverna. Ele se depara com outra vida e aquela verdade que ele acreditava deixa de existir, pois ele decidiu explorar fora do comum.
          Pois é, às vezes sinto-me nessa caverna acreditando apenas em sobras feitas pelos outros, assim decido sair e explorar o que há para ser explorado, mas sem deixar de acreditar na essência da vida, Deus, como criador de tudo e em Cristo como o redentor e filho do grande Eu Sou.
          Vamos prosseguir no questionamento sobre a Imperfeição de Deus. Deus fez tudo que existe, Deus tudo sabe, Deus tudo pode, Deus tudo ver, Deus tudo é, tudo começa nEle e tudo termina nEle.
          Deus um dia decidiu criar o “Homem a sua imagem e semelhança” (Gn 1.26) e deu a ele a escolha de pecar ou não, entro aqui no primeiro ponto:
1.    Se o homem é a imagem e semelhança de Deus e esse homem pode escolher pecar ou não, significa que Deus também pode escolher ser sempre santo ou também pecador? Significa que a sua maior criação coexiste com a perfeição de ser imperfeito? E se Deus pode pecar Ele deixa de ser Deus?
Para mim não, isso faz dele mais Deus do que nunca, pois Ele podendo pecar escolhe ser sempre bom e santo, vence qual quer imperfeição. Isso aproxima Deus da minha imperfeição, mas com uma condição, Deus domina-se. Deus sabe escolher sempre o perfeito e eu tendo a oportunidade de acertar, no entanto escolho errar e ferir a santidade do Pai. Deus se torna perfeito na sua imperfeição.
E se Deus mudar de ideia ele pode ser inconstante? Deus se “arrepende de ter feito o homem” (Gn 6.6), eu posso fazer como muitos têm feito, pegar esse versículo e não ler de forma literal, ou seja, não levar ao pé da letra e tentar justificar com muitos argumentos que o homem procurou  comparar em palavras o sentimento de Deus ao do homem, procurar aproximar Deus do que o homem sente ao perceber que fez algo de errado. Se assim pesares desqualifica o versículo que diz que o homem foi inspirado por Deus para escrever a escritura, pois dá a responsabilidade das escrituras a interpretações humanas. Limitando Deus ao mínimo saber linguístico, gramatical do homem.
Mas posso pegar esse versículo e lê-lo de forma literal, afirmando que Deus está dizendo: “errei por ter feito o homem, irei destruí-lo. E como forma de corrigir um erro meu, irei deixar viver apenas aqueles que escolherem me seguir.”
Depois de ter destruído parte da humanidade Deus volta atrás de uma decisão sua e “nunca mais irá amaldiçoar a terra por causa do homem”, Deus reconhece que a sua criação é imperfeita, Ele afirma, “pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a sua infância” (Gn 8.21).
2.    A maior evidencia da Imperfeição de Deus está em Jesus Cristo. O quê? IMPERFEIÇÃO EM CRISTO? Calma, irei explicar.
Deus tudo sabe, e quando ele pensou em fazer o homem, Ele já sabia que teria que dá seu Filho como expiação por nossos pecados, Ele já sabia que haveria de crucificar Jesus para nos salvar, Ele já sabia que o sacrifico de Jesus iria acontecer, seria inevitável, pois o homem que criara iria escolher desobedecê-Lo.
Agora imagina tudo isso passando na cabeça de Deus, se Deus não fizesse o homem ele seria na menor das hipóteses um egoísta, um medroso, um covarde, mas Deus rapidamente encontrou em si uma forma de corrigir seu erro. Ele escolhe fazer o homem e permite-se ser entregue para nos salvar, ou seja, decide entregar seu “Filho para todo que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16), isso antes mesmo de ter realizado sua maior obra, o homem. Deus diz: “eu mesmo irei me sacrificar para corrigir o erro que cometi”. Deus sabe que o homem é pecador e que Ele é o culpado, sabe também que mesmo Ele sendo culpado não poderá permitir que esse pecado entre em seu Reino, pois seu lugar é excelso em santidade e como Criador pagará o preço do pecado para dar a esse homem a chance da eternidade ao Seu lado, deixando agora a escolha nas mãos do homem mais uma vez.
Em Cristo a perfeição de Deus vem existir, em Cristo o erro vem ser corregido, em “Cristo as coisas antigas já não existirão mais tudo se fará novo” (2Co 5.17)
          Sim, somos a imagem e semelhança de Deus, somos cheios de pecados assim como o Pai pode pecar, atentem Ele pode pecar, mas não o faz, Ele é perfeito na sua imperfeição. É nisso que consiste a perfeição, em ser imperfeito, em ter a escolha de fazer o errado, mas não o fazer.
          Sempre imaginamos Deus perfeito e jamais conseguimos aceitar que Deus pode pecar, pois o alicerce da fé de muitos está na imutabilidade do Pai, ou seja, “meu Deus é santo, puro, é sobre todos e tudo, suas palavras jamais mudam, Ele é perfeito, nada de errado pode acontecer com Ele, Ele jamais pode errar, jamais pode isso, jamais pode aquilo, Deus é isso, é aquilo”. Tiago já dizia que “Deus não pode ser tentado” (Tg 1.13). Eu poderia também pegar esse texto e não ler de forma literal, mas não pode, pois a base da minha fé pode ser abalada.
          Sim, Deus não pode ser tentado, por tanto não significa que Ele não pode errar, assim como os seres viventes podem, assim como o anjo de luz pode, Deus também pode. Deus é perfeito por que sempre vence e sempre irá vencer todas as imperfeições existentes em si, Ele é Criador de tudo. Deveria eu aprender a querer ser perfeito e em Deus ter pleno conhecimento das minhas imperfeições, só com Ele e nEle aprender a vencer dominando-me “aprendendo a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente...dedicado à prática de boas obras” (Tt 2.12,14), aprendendo ser perfeito dominando a imperfeição.
          Quando olho pra Jesus e vejo um Deus que tudo pode, que tudo sabe, que tudo ver, imagino que vim a terra e morrer por todos foi muito fácil. Agora se olho para Ele e vejo que a condição para valer seu sacrifico na cruz e salvar todos os seres era se tornar semelhante ao homem, logo sei que a liberdade para pecar habitava em seu ser, mas nele não foi encontrado pecado algum, isso me mostra mais uma vez que a perfeição consiste em dominar a imperfeição e Deus como homem mostrou que é possível vencer o pecado, isso me mostra que nele também posso.
          Agora se você volta a afirmar que Deus não pode pecar, faço dele menor que Jesus que veio como homem, experimentou os desejos dos seres humanos e saio vencedor, isso é Deus, vencedor das imperfeições e perfeito sobre elas.
          Volto afirmar que não estou aqui buscando inserir mais um ensinamento que levarão “as crianças para lá e para cá por qual quer vento de doutrina” (Ef 4.14), estou me aperfeiçoando em Deus e com Deus, pois meu desejo é “Sua aprovação e não a de homens” (Gl 1.10). Busco aprender com Deus e não com homens. Quero ser um líder que compreende Deus em sua plenitude e não um seguidor de mais um religião ou ensinamento farisaico ou judaico.
          Acreditar na Imperfeição de Deus aumenta a fé que tenho em um Deus superior a tudo, um Deus que tudo domina, um Deus que tudo pode, um Deus que não é limitado ao que acredito ou suponho. Sigo a Deus pelo que Ele é e não pelo que pode me dá, sei que mereço o inferno e que se eu morresse agora nada evitaria esse acontecimento a não ser pela Sua graça alcançada na perfeição de Cristo.
          Quero terminar lhe fazendo uma pergunta: Se o grande Eu Sou mudasse de ideia sobre salvar os homens, se ele falasse que nem um ser mais irá obter a salvação em Cristo Jesus, o que você faria?
1.    Iria questioná-Lo, confrontando-O com a Bíblia, afrontando-O com que nela está escrito, batendo o pé afirmando que Ele não pode ir contra o que Ele já disse por que Ele é Deus?
2.    Ou falaria como o Salmista: “para onde eu irei se só Tu tens as palavras de vida eterna”
          Obs.: Tenho certeza que se leu a segunda questão e logo questionou que isso não foi o Salmista que disse, mas sim Pedro respondendo a Jesus (Jo 6.68), logo penso, que se Deus lhe fizesse a pergunta referida, você varia como escrito na primeira alternativa.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

SOU CABOCLO

Mas pura, olha já, disconforme atrevido 
Esse parente perrexé é porada é de Parintins
Amazonense criativo é artista é do boi garantido 

Caboclo informado, informatizado, globalizado, 
Mas não esquece sua essência
Sua cultura, do seu povo

Parintins Parintins
Terra de amor ribeirinho
Terra de gente querida
Terra do boi garantido

Mas pura, olha já, disconforme atrevido 
Esse parente perrexé é porada é de Parintins
Amazonense criativo é artista é do boi garantido 
 
Tens seu sangue indígena 
Não nega sua herança
Se entranha na mata
Desejando cuidar
Dessa terra querida. 

PRESERVAR

Entre rios e lagos a pensar, nessa vida de um povo a vencer é o caboclo lutando pra comer
Vejo pessoas só pensado em destruir, dessa mata que meu povo quer cuidar
Já não sei o que será do seu filho que vai crescer
Por onde passo só vejo a destruição, vejo fogo, vejo lixo, mas não vejo proteção. 
O que será, o que será???
Dessa mata, dessa gente, dessa flora, dessa fauna
Tão singela como o charme do meu boi.
O que será, o que será??
Desse caboclo, desse filho, dessa gente

Em sua canoa já vem trazendo alguns maris, alguns peixes e a tristeza em seus olhos
Por que passou, por que viu, por que chorou
Viu a mata abandonada, viu mata destruída, viu a vida ignorada
O que será, o que será??
O garantido vem mostrar para o mundo aprender, que dessa mata eu não quero tirar suas riquezas para vender, pois o que quero fazer é cuidar para o meu filho contemplar
Essa mata, essa vida, essa gente

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O ATO POLÍTICO DE SER

Ultimamente tenho pensado nesse termo e junto observado o jeito político que tem prevalecido em nosso Pais, Estado, Município... Igreja... Sendo interessante e ao mesmo tempo controverso do que compreendo como deveria realmente ser.
Nosso Pais é regido por Leis e não por pessoas, Leis que deveriam ser levadas em consideração ou até mesmo obedecidas a finco, mas na verdade não são. O termo a “Justiça é cega”, que na minha compreensão deveria ser cega para o tipo de pessoa a qual se deverá exercer tal punição ou ato de favorecimento não existe, ou seja, Lei é lei e deve ser comprida. Mas a verdade é que é cega ao pobre, ao menos favorecido de recursos, cega à própria Justiça que não é levada a sério, cega ao fazer certo, cega, pois homens encontram-se no direito de exercer a justiça burlando a própria Justiça por eles estabelecida.
Nessa compreensão segue-se o pensamento do “Ato político de ser”, onde a observância às regras, a moral, a ética deveriam ser criteriosos, deveriam ser primordiais, no entanto terminam se tornando parciais, pois o que se torna fundamental é agradar o povo para adquirir privilégios, adquirir “respeito”, adquirir a imagem de que esse sabe agradar ao povo, esse é um bom governante, esse atende AS MINHAS NECESSIDADES (coloquei em maiúsculo, pois esse é o ponto chave para entender o que muitas pessoas aceitam como políticos).
Sem entrar no significado/origem da palavra, “Política” deve ter como meta principal o bem geral, ou seja, um ato de fazer uma decisão que beneficie a população, que beneficie o maior número de cidadãos possíveis, levando a eles, em resultado, tais benefícios (falando de ato de governar) e não interesse de um o dois. Todo ser vivente é um ser político “política como arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania. A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião”, assim todos nós deveríamos ter tal compreensão e exercer nossos direitos e deveres na sociedade, deveríamos ter como finalidade manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população e não ter encravado em nosso ser o desejo de buscar nossos interesses egoístas.
Falo isso, pois o que tenho observado é que se um ser puder dar R$100,00 a cada cidadão e ganhar a eleição em vez de construir um Hospital, uma Escola... ele o fará, sem pensar duas vezes, sem pensar que sua administração já começará equivocada, “não interessa o povo, eu quero vencer as eleições” e o povo aceita, o povo vota.
O que vejo são pessoas que não estão mais nem um pouco preocupados com a essência do que realmente deve ser o Ato de Governar ou o ato de ser político, é raro encontrar um ser que queira observar a Lei e desagradar o “povo”, é raro ver um ser que queira fazer o certo por medo de ser taxado como fora do sistema, fora do padrão e correr o risco de nunca mais ganhar uma eleição.
O “Ato de ser político” nesse sistema resume-se a: faça de tudo para agradar o povo não dando a ele o que ele precisa, mas o que ele pensa que quer, ou melhor, faça de tudo para ajuda-lo de forma direta e instável e não de forma concreta, indireta e duradora, assim ele sempre precisará de você e você terá mais chances de vencer as eleições.
Que medíocre isso, raça que torna indesejável o querer ser politico, fazendo com que o ser seja apático na sociedade e não deixe de sobreviver para viver. Criem vergonha seus safados sem respeito inescrupulosos.
Por fim deixo uma pergunta:




1-    Se depender do reflexo do cidadão, como seria a administração em nosso Pais por nossos candidatos?