“Educação Física”, qual é a primeira coisa que se pensa ao ouvir essa expressão? Pode-se sugerir que é atividade física, caminhada, malhação, corrida, jogos, atletas, diversão, cansaço, desgaste físico, alívio do estresse, fuga da rotina... E ao ouvir “Profissional ou professor de Educação Física”? Podemos lembrar-nos da professora do colegial que estava bem acima do peso, podemos lembrar-nos daquele professor com o corpo escultural da academia, lembrar-nos daquele atleta repleto de resistência cardiovascular e respiratória que ensinava como realizar corretamente os exercícios do atletismo, podemo-nos lembrar de diversos outros que passaram ou passam em nossos dias e que muitas vezes nos questionamos sobre a verdadeira imagem que um Educador Físico deve ter diante de sua profissão.
A palavra chave em todo contexto que se segue adiante e/ou acima é “EDUCAR”, mas o que é? Em que consiste? Como se desenvolve?
O objeto da educação não está só no sentido literal do verbo “educar”, mas, sim, no modo como o fazemos, a forma como prosseguimos pensando, o tipo de distinções que apresentamos a moral e a ética dos critérios em que baseamos o caminho a percorrer.
O educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais equivalente com o do outro no espaço de convivência. O educar ocorre, portanto, todo o tempo e de maneira recíproca. Ocorre como uma transformação estrutural contingente com uma história no conviver, e o resultado disso é que as pessoas aprendem a viver de uma maneira que se configura de acordo com o conviver da comunidade em que vivem (cultura).
Para Paulo Freire educar é construir, é libertar o homem do determinismo, passando a reconhecer o papel da História e onde a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão individual, como em relação à classe dos educandos, é essencial à prática pedagógica proposta.
Em grandes casos, Educar é dá informações, intencionais ou não, a um ou mais ser humano, informações estas a qual poderá ocasionar uma mudança ou não de comportamento através da absorção daquele aprendizado que gerará no indivíduo uma meditação e/ou comparação entre o que pensava que sabia e o que acabou de ouvir, se aquela informação for adotada como uma nova verdade a antiga passará a ser descreditada pela mente ou será deixada em segundo plano, podendo ocasionar uma transformação de atitude, de maneira de ver as coisas ao seu redor e até de vida. Por tanto educar é modificar e até formar uma pessoa para atingir o melhor de si, sempre respeitando a cultura, a sociedade, o próximo. Respeitando sempre o meio a qual esse ser faz parte.
Em uma rápida pesquisa podemos encontrar diversas teorias para dizer o que é a Educação Física: é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças humanas e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas, competitivos ou não, e esportes com fins recreativos. Quanto à ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do corpo em movimento. Explicando: o objetivo dessa disciplina não é fazer com que as pessoas saibam jogar basquete, mas sim que elas consigam vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar reflexões sobre o comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e venda de atletas, dentre outras coisas. É por isso que Medina afirma que a Educação Física trabalha corpo e mente.
O Dr. Valdir Barbanti diz que ela é determinada culturalmente pelo o que o homem pensa de seu corpo, como ele pensa de si mesmo em relação ao seu corpo, e como ele pensa que seu corpo deve ser treinado, exercitado, disciplinado, desenvolvido, educado.
Barrow (1971) defini como: educação através de atividade de brincadeiras com grandes músculos, tal como esportes, exercícios e dança, onde os objetos educacionais podem ser obtidos em parte... Esse produto é uma pessoa educada fisicamente. Esse valor deve ser um dos muitos valores de uma pessoa educada liberalmente, e tem um significado somente quando é relacionado com a totalidade da vida de um indivíduo.
Em fim, são inúmeras denominações que fazem com que a definição do que é Educação Física fique cada vez mais “místico”, “utópico”, e abrangente. Penso que é mais fácil compreende-la como uma ciência que educa, reeduca, prepara, qualifica fisicamente o ser humano a conseguir encontrar a qualidade de vida que dará a ele a capacidade de ter uma vida prolongada e saudável, tanto físico (corpo; movimentos diversos possíveis ao indivíduo; resistência; força; equilíbrio; flexibilidade; coordenação; postura ideal; alimentação saudável), quanto cognitiva (hábito da leitura; hábito de estudar; hábito de exercitar a mente), através de atividades preestabelecidas pelo Profissional qualificado, obedecendo às limitações genéticas e morfológicas, internas e externas, de cada “paciente”.
Cabendo assim ao Professor ser o Educador Físico que terá que mudar os maus hábitos já adotados pelos seus alunos. Será um educador responsável a ensiná-los a ser fisicamente saudáveis, qualificá-los para uma vida com disciplina e compromissada com a saúde metal e corporal, terá que transformar seus clientes, fazendo com que eles tenham um padrão de vida satisfatório para preveni-los de qual quer doença ocasionada pelo sedentarismo, má alimentação, má postura, obesidade e até doenças ocasionadas pelo isolamento como depressão, pensamento de inferioridade, solidão...
O Profissional será um reeducador físico, quando seus pacientes já estiverem com maus hábitos enraizados em seu estilo de vida. Maus hábitos muitas vezes gerados pela cultura em que esse indivíduo foi submetido, ocasionado pela falta de informação. Cabendo ao Professor ser o mediador das informações que farão com que aquele indivíduo aprenda quais posturas devem ser reaprendidas para obter melhor qualidade de vida. O Professor de Educação Física é recheado de meios para conseguir atingir tais objetivos: esportes em geral, brincadeiras, passeios, palestras, ginásticas, alongamentos, academias, áreas de lazer, clubes... Lembrando que o maior objetivo não é formar atletas, mas sim cidadãos saudáveis que saibam respeitar os seus deveres e direitos na sociedade, respeitar as regras, respeitar seu semelhante, formar pessoas que compreendem a importância de cuidar do corpo como um todo.
Mas o mais importante de tudo para obter resultados favoráveis e mostrar a importância da Educação Física na vida do ser humano, nada mais é do que a maneira que o Educador Físico vive, é a imagem dele, os hábitos que ele já acreditou e adotou em seu estilo vida, já incorporou como padrão a ser fielmente seguido, já se reeducou “física-mente”, ou seja, aprendeu e adotou comportamentos que lhe possibilitarão a ter a qualidade saudável de vida tanto físico-corporal, quanto físico-mental. Através desse Profissional é que o valor da Educação Física é reconhecido, sem isso tudo se torna como um mito ou uma lenda.
De nada vale uma pessoa querer ser “Educador Físico” se ela não se sujeitar a ser a “Educação Física”, se ela não adotar um estilo de vida saudável. É hipocrisia se uma pessoa não aprendeu, absorveu e transpareceu a ter comportamentos saudáveis e se julga um professor de educação física.
Em nem um momento acredita-se que o Educador Físico deve ter aquele corpo escultural que acreditavam os Gregos e Romanos, em nem um momento se quer dizer que para evidenciar uma pessoa saudável ela deve ter esse corpo, não isso não. Apenas acredita-se que esse Profissional deve ser uma pessoa a qual respeita os padrões saudáveis do corpo estabelecidos pela medicina e pesquisas médicas evidenciadas e aprendidas no decorrer do curso, ela deve ser uma pessoa que respeita a mente e a alma, trabalhando-as, exercitando-as com frequência. Deve ser uma pessoa que não tem excessos de tecido adiposo, deve ser uma pessoa que se alimenta corretamente, que pratica atividade física regular, que pratica leitura, que se socializa, participa ativamente na sociedade, contribui para uma sociedade saudável, que não faz uso de drogas, de bebidas alcoólicas, tem um padrão social de vida saudável, se reúne com amigos, com a família.
Em todo contexto da vida desse Educador, acredita-se que existam alguns fatores que evidenciarão o verdadeiro Profissional de Educação Física:
· Caráter: Em linguagem comum o termo descreve os traços morais da personalidade. É o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade é inerente somente a uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento; este sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais. Nossas qualidades e defeitos são inerentes ao nosso caráter.
O caráter do Professor como Educador Físico é uma qualidade que deve ser absorvida na caminhada acadêmica, se torna inadmissível, que ele saia desse espaço e adentre no mercado onde atuará da mesma forma que era antes de se submeter a tal processo, ou seja, uma pessoa que tem maus hábitos. Ser Educador Físico é viver o que aprendeu, sua nova maneira de agir deve ser enquadrada nos padrões saudáveis da prática. · Moral e Ética: os valores morais se fundamentam na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos durante toda a vida.
Deseja dizer que o Profissional passará a viver baseado na qualidade da prática constante da atividade física, nas fundamentações cientificas da Educação Física, a qual deve ser incorporada como a sua maneira de viver.
Ética “é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. (VALLS, 1993, p.7). Sendo do ponto de vista da Filosofia, uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético.
Antiético é o profissional que não segue os princípios da Educação Física, que não aceita suas “exigências” e seus conceitos, que não aceita viver de maneira a condizer com o que muitas vezes irá ensinar a seus clientes.
· Compromisso: é a forma, pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objetivo. Há diversos tipos de compromissos, como por exemplo: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócio... Compromisso é, portanto, uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos. A expressão "ter um compromisso" significa estar ocupado em uma data, ou ter um vínculo ou acordo com alguém. A palavra deriva de "promessa", ou seja, "com promessa". Quer dizer que quando há um compromisso há uma promessa.
O verdadeiro Educador dever ter o compromisso de viver a cada minuto de sua vida tudo aquilo que ele deseja ensinar, deve ter o compromisso com a alimentação saudável, com atividade física regular, compromisso de manter o peso ideal, compromisso de exercitar a mente, compromisso de educar fisicamente a sociedade em que ele reside.
· Responsabilidade: a responsabilidade de mostrar a educação em seu estilo de vida é primordial, a atitude do Profissional valerá mais do que muitas e muitas palavras ditas diante de seu cliente. A responsabilidade de ensinar a ter hábitos saudáveis é proporcional a de viver esses hábitos.
Todos esses tópicos citados estão intricadamente ligados, pois, dentro da Educação Física e o dever do Educador Físico, um não existe sem o outro. É inevitável viver apenas um, sendo, dessa forma, inerente a imagem do Profissional, o reflexo de cada um desses tópicos.
Acredito que dessa maneira a Educação Física fará mais impacto na vida da sociedade, pois o que, até então, tenho visto, são profissionais desleixados, profissionais que pouco ou quase nada se importam com a imagem, a partir de si, da Educação Física. São pessoas mais preocupadas com o salário ao fim do mês do que com a promoção de Qualidade de Vida.
Educação Física se faz com a vida, com dedicação, com disposição, com entrega diária, se faz com vivencia de hábitos saudáveis, com abrir mão do que se acha correto e adotar posturas adequadas.
Educação Física é Educar Fisicamente que consiste em mudar maus hábitos, em educar para uma vida saudável com disciplina, consiste em transformar posturas inadequadas, modificar pensamentos culturais inadequados, preparar o ser humano para viver uma vida prolongada com saúde, equilíbrio e alegria, através da atividade física simples ou complexa, através dos esportes, da musculação, da aventura...
Referencias:
VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed. Brasiliense, 1993, p.7