sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

IV SIMPÓSIO AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA O PERFIL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO SÉCULO XXI

No dia cinco (05) de Dezembro de 2011, deu-se início ao evento realizado pelo Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física (LIBEF) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Núcleo de Ensino Superiores da mesma universidade, localizado em Manaus. O mesmo evento foi transmitido via IPTV (Sistema via internet utilizado para as transmissões das aulas aos acadêmicos do curso) sendo assistido nos dezesseis Municípios que compõe a plataforma.
O Simpósio foi realizado durante três dias, sendo finalizado no dia sete (07) de dezembro do mesmo ano. Foram divididos em Palestras pela manhã (Prof. Dr. Jefferson Jurema, Prof. Dr. Vanderlan Santos Mota, Profa. Dra. Myrian Abecassis Faber, Dr. José Aldemir – Reitor UEA – ABERTURA; Prof. MSc. Ewerton dos Santos Bezerra – UFAM, palestrando sobre Analise Biomecânica do Exercício: Aplicações Práticas; Prof. MSc. Marcelo Miranda – FIEP, falando sobre Intervenção do profissional de Educação Física na Saúde; Prof. Esp. Luiz Antonio Stopa – CONFEF, explanando sobre Responsabilidade Civil do Profissional de Educação Física e as Ações do FIEP; Prof. MSc. Tatiana Lopes Melo palestrando sobre Nutrição Desportiva; Prof. Esp. Tharcísio Anchieta – CREF falando sobre O Profissional de Educação Física no Mercado de Trabalho; e para o encerramento com mesa redonda Prof. Dr. Jefferson Jurema, Profa. Dra. Myrian Abecassis Faber, Prof. Dr. Vanderlan Santos Mota, Prof. Esp. Luciano Balbino, Profa. Dra. Elizabeth Brock, Prof. Esp. Carlos Eduardo, participação da Professora Maria Luzia representando os dezesseis Professores Assistentes e o Acadêmico Thiago Brelaz representando os alunos), e pelo período da tarde foram realizado as oficinas na Academia On Fitness localizada a Av. São Paulo, 215 A – São Jorge, nas dependências do Cirmman – Círculo Militar de Manaus. As oficinas foram: Hidroginástica, Ginástica de Academia, Avaliação Física em Academia, Musculação Academia, WRT Academia, Body Pump Academia e Bike Academia.
O Dr. José Ademir, magnífico Reitor da Universidade, realizou a abertura às oito horas da manhã, falando da importância do curso e da formação de mais de setecentos acadêmicos para o Estado.
Os palestrantes explanaram deram aos Acadêmicos uma gama de informações, colaborando para o aumento do cabedal dos mesmos. Todas, sem exceção, tiveram grande importância e todas foram ministradas por excelentes Profissionais preparados.
As oficinas, referente à área de atuação do Bacharelado, foram ministradas na Academia do Professor Rony por mais três Profissionais das referidas oficinas.
Com tudo o IV Simpósio Amazônico encerra com a despedida dos novos Professores de Educação Física formados pela UEA deixando a sensação de dever comprido e a saudade aos participantes.

1.QUAL A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA SOCIEDADE? 2.QUAL A CONTRIBUIÇÃO INTELECTUAL DO MESMO PARA O EDUCANDO?

É válido ressaltar que estaremos tratando sobre Educação, por tanto, para isso, existe um entrelaçamento e uma somatória das diversas áreas do saber para conseguir levar o educando a um denominador comum, ou seja, só o Educador Físico não consegue realizar tal façanha de educar, transformar e preparar o aluno para a sociedade, mas, como outras disciplinas, tem seu papel fundamental na vida desse ser e na vida da Sociedade.
O Professor de Ed. Física tem o papel de proporcionar aos alunos meios para que este perceba seu corpo, conheça suas capacidades e dificuldade. O Educador é responsável por formar completamente toda a parte motora no ser como: flexibilidade, equilíbrio, coordenação, força, destreza através de jogos, brincadeiras, atividades físicas adequadas para cada faixa etária. Junto com o desenvolvimento motor, irá cooperar para o aperfeiçoamento cognitivo, valendo-se de seus conhecimentos científicos sobre psicomotricidade, cineantropométria, biomecânica, motora, funcional, psicofisiológia, fisiologia e de composição corporal, entre outro, agirá do simples para o mais complexo.
Do motor para o cognitivo, formará no aprendiz a capacidade de serem flexíveis antes às situações da vida, de ter equilíbrio para suportar as dificuldades que hão de surgir, ensinará a trabalhar em equipe como o funcionamento de seu corpo em movimentos coordenados, desenvolverá no aprendiz a capacidade de ter força para superar limites e destreza para fugir com eficiência nos momentos certos.
O aperfeiçoamento dos movimentos do corpo e o seu autoconhecimento é fundamental para sua interação como ser social, dessa forma capacita o ser para não ter medo e nem timidez ante ao público, pois estas características são notórias em pessoas que não desenvolveram tais capacidades. Quero dizer com isso, que o Educador Físico é responsável de dá suporte ao educando a “curar” qual quer debilidade que o prejudique no decorrer de sua vida. (não quero aqui entrar em méritos de comprovações científicas, pois acredito que minhas falácias podem ser de sua compreensão).
Agora adentrando na área do intelectual, isso é individual, posso falar por mim. O Educador que se prese, acredito eu, ele é formador de opinião, ele é munido de informações que instigarão no aluno o hábito da curiosidade da pesquisa, para juntos encontrarem as respostas. E como o Educador Físico é aquele, na Escola, que está mais próximo do aprendiz, cria um tempo propício para desenvolver tais opiniões.
Para tal êxito, há de se saber que, a prática da leitura é uma responsabilidade de qualquer Educador e sendo de fundamental importância ensinar tal prática.
Com tudo é válido dizer que a sua contribuição depende de seus princípios éticos e morais, no entanto é preciso saber que se um professor de tal área não aceita os “sacrifícios” para mostrar em sua vida diária o que é Educação Física, este não deveria ser chamado de Profissional de Educação Física.
Acredito que o sábio não é aquele que tem milhões de argumentos e explicações para tudo, mas sim aquele que vive o que deseja ensinar, dessa forma a sua contribuição passa a ser vista na maneira de viver e não na maneira de ensinar.

CARÁTER, ÉTICA, VALORES MORAIS, COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE, SÃO FATORES INDISPENSÁVEIS AO VERDADEIRO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA SER CONSIDERADO UM EDUCADOR FÍSICO.

Thiago Brelaz[1]


[1] Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Especialista em Gestão escolar e Psicomotricidade.


É primordial saber que antes de prosseguir com a leitura, eu não estou aqui buscando a aprovação de um trabalho acadêmico que segue padrões estabelecidos pela Instituição de Ensino e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), não que não os saiba e aprove a sua importância. Não estou aqui respeitando o “padrão estabelecido” de que devo respaldar meus pensamentos com as teorias, já explicadas por outros pensadores, para que elas tenham validade, não que não os respeite ou até que não conheça um pouco de algumas e, de certa forma, já são pensamentos que me fizeram chegar a tais compreensões, seria hipocrisia minha dizer que não. Não estou aqui organizando sistematicamente um Artigo Científico, que necessariamente, deva respeitar normas para que seja válido. Quero com essas falácias (no sentido filosófico), expor minhas compreensões do que é Educação Física e de como deve se comportar o Profissional de Educação Física, pois compreendo que não somos apenas seguidores de pensamentos e que, como pós-universitários ou como ser humanos, somos capazes, por ser amante da sabedoria, formular e escrever teorias para que possam ser lidas, compreendidas, discutidas, aceitas, recusadas, mas o mais importante que façam valer a nossa capacidade de criar e recriar na sociedade.
“Educação Física”, qual é a primeira coisa que se pensa ao ouvir essa expressão? Pode-se sugerir que é atividade física, caminhada, malhação, corrida, jogos, atletas, diversão, cansaço, desgaste físico, alívio do estresse, fuga da rotina... E ao ouvir “Profissional ou professor de Educação Física”? Podemos lembrar-nos da professora do colegial que estava bem acima do peso, podemos lembrar-nos daquele professor com o corpo escultural da academia, lembrar-nos daquele atleta repleto de resistência cardiovascular e respiratória que ensinava como realizar corretamente os exercícios do atletismo, podemo-nos lembrar de diversos outros que passaram ou passam em nossos dias e que muitas vezes nos questionamos sobre a verdadeira imagem que um Educador Físico deve ter diante de sua profissão.
A palavra chave em todo contexto que se segue adiante e/ou acima é “EDUCAR”, mas o que é? Em que consiste? Como se desenvolve?
O objeto da educação não está só no sentido literal do verbo “educar”, mas, sim, no modo como o fazemos, a forma como prosseguimos pensando, o tipo de distinções que apresentamos a moral e a ética dos critérios em que baseamos o caminho a percorrer.
O educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais equivalente com o do outro no espaço de convivência. O educar ocorre, portanto, todo o tempo e de maneira recíproca. Ocorre como uma transformação estrutural contingente com uma história no conviver, e o resultado disso é que as pessoas aprendem a viver de uma maneira que se configura de acordo com o conviver da comunidade em que vivem (cultura).
Para Paulo Freire educar é construir, é libertar o homem do determinismo, passando a reconhecer o papel da História e onde a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão individual, como em relação à classe dos educandos, é essencial à prática pedagógica proposta.
Em grandes casos, Educar é dá informações, intencionais ou não, a um ou mais ser humano, informações estas a qual poderá ocasionar uma mudança ou não de comportamento através da absorção daquele aprendizado que gerará no indivíduo uma meditação e/ou comparação entre o que pensava que sabia e o que acabou de ouvir, se aquela informação for adotada como uma nova verdade a antiga passará a ser descreditada pela mente ou será deixada em segundo plano, podendo ocasionar uma transformação de atitude, de maneira de ver as coisas ao seu redor e até de vida. Por tanto educar é modificar e até formar uma pessoa para atingir o melhor de si, sempre respeitando a cultura, a sociedade, o próximo. Respeitando sempre o meio a qual esse ser faz parte.
Em uma rápida pesquisa podemos encontrar diversas teorias para dizer o que é a Educação Física: é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças humanas e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas, competitivos ou não, e esportes com fins recreativos. Quanto à ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do corpo em movimento. Explicando: o objetivo dessa disciplina não é fazer com que as pessoas saibam jogar basquete, mas sim que elas consigam vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar reflexões sobre o comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e venda de atletas, dentre outras coisas. É por isso que Medina afirma que a Educação Física trabalha corpo e mente.
O Dr. Valdir Barbanti diz que ela é determinada culturalmente pelo o que o homem pensa de seu corpo, como ele pensa de si mesmo em relação ao seu corpo, e como ele pensa que seu corpo deve ser treinado, exercitado, disciplinado, desenvolvido, educado.
Barrow (1971) defini como: educação através de atividade de brincadeiras com grandes músculos, tal como esportes, exercícios e dança, onde os objetos educacionais podem ser obtidos em parte... Esse produto é uma pessoa educada fisicamente. Esse valor deve ser um dos muitos valores de uma pessoa educada liberalmente, e tem um significado somente quando é relacionado com a totalidade da vida de um indivíduo.
Em fim, são inúmeras denominações que fazem com que a definição do que é Educação Física fique cada vez mais “místico”, “utópico”, e abrangente. Penso que é mais fácil compreende-la como uma ciência que educa, reeduca, prepara, qualifica fisicamente o ser humano a conseguir encontrar a qualidade de vida que dará a ele a capacidade de ter uma vida prolongada e saudável, tanto físico (corpo; movimentos diversos possíveis ao indivíduo; resistência; força; equilíbrio; flexibilidade; coordenação; postura ideal; alimentação saudável), quanto cognitiva (hábito da leitura; hábito de estudar; hábito de exercitar a mente), através de atividades preestabelecidas pelo Profissional qualificado, obedecendo às limitações genéticas e morfológicas, internas e externas, de cada “paciente”.
Cabendo assim ao Professor ser o Educador Físico que terá que mudar os maus hábitos já adotados pelos seus alunos. Será um educador responsável a ensiná-los a ser fisicamente saudáveis, qualificá-los para uma vida com disciplina e compromissada com a saúde metal e corporal, terá que transformar seus clientes, fazendo com que eles tenham um padrão de vida satisfatório para preveni-los de qual quer doença ocasionada pelo sedentarismo, má alimentação, má postura, obesidade e até doenças ocasionadas pelo isolamento como depressão, pensamento de inferioridade, solidão...
O Profissional será um reeducador físico, quando seus pacientes já estiverem com maus hábitos enraizados em seu estilo de vida. Maus hábitos muitas vezes gerados pela cultura em que esse indivíduo foi submetido, ocasionado pela falta de informação. Cabendo ao Professor ser o mediador das informações que farão com que aquele indivíduo aprenda quais posturas devem ser reaprendidas para obter melhor qualidade de vida.
O Professor de Educação Física é recheado de meios para conseguir atingir tais objetivos: esportes em geral, brincadeiras, passeios, palestras, ginásticas, alongamentos, academias, áreas de lazer, clubes... Lembrando que o maior objetivo não é formar atletas, mas sim cidadãos saudáveis que saibam respeitar os seus deveres e direitos na sociedade, respeitar as regras, respeitar seu semelhante, formar pessoas que compreendem a importância de cuidar do corpo como um todo.
Mas o mais importante de tudo para obter resultados favoráveis e mostrar a importância da Educação Física na vida do ser humano, nada mais é do que a maneira que o Educador Físico vive, é a imagem dele, os hábitos que ele já acreditou e adotou em seu estilo vida, já incorporou como padrão a ser fielmente seguido, já se reeducou “física-mente”, ou seja, aprendeu e adotou comportamentos que lhe possibilitarão a ter a qualidade saudável de vida tanto físico-corporal, quanto físico-mental. Através desse Profissional é que o valor da Educação Física é reconhecido, sem isso tudo se torna como um mito ou uma lenda.
De nada vale uma pessoa querer ser “Educador Físico” se ela não se sujeitar a ser a “Educação Física”, se ela não adotar um estilo de vida saudável. É hipocrisia se uma pessoa não aprendeu, absorveu e transpareceu a ter comportamentos saudáveis e se julga um professor de educação física.
Em nem um momento acredita-se que o Educador Físico deve ter aquele corpo escultural que acreditavam os Gregos e Romanos, em nem um momento se quer dizer que para evidenciar uma pessoa saudável ela deve ter esse corpo, não isso não. Apenas acredita-se que esse Profissional deve ser uma pessoa a qual respeita os padrões saudáveis do corpo estabelecidos pela medicina e pesquisas médicas evidenciadas e aprendidas no decorrer do curso, ela deve ser uma pessoa que respeita a mente e a alma, trabalhando-as, exercitando-as com frequência. Deve ser uma pessoa que não tem excessos de tecido adiposo, deve ser uma pessoa que se alimenta corretamente, que pratica atividade física regular, que pratica leitura, que se socializa, participa ativamente na sociedade, contribui para uma sociedade saudável, que não faz uso de drogas, de bebidas alcoólicas, tem um padrão social de vida saudável, se reúne com amigos, com a família.
Em todo contexto da vida desse Educador, acredita-se que existam alguns fatores que evidenciarão o verdadeiro Profissional de Educação Física:
·      Caráter: Em linguagem comum o termo descreve os traços morais da personalidade. É o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade é inerente somente a uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento; este sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais. Nossas qualidades e defeitos são inerentes ao nosso caráter.
O caráter do Professor como Educador Físico é uma qualidade que deve ser absorvida na caminhada acadêmica, se torna inadmissível, que ele saia desse espaço e adentre no mercado onde atuará da mesma forma que era antes de se submeter a tal processo, ou seja, uma pessoa que tem maus hábitos. Ser Educador Físico é viver o que aprendeu, sua nova maneira de agir deve ser enquadrada nos padrões saudáveis da prática.
·      Moral e Ética: os valores morais se fundamentam na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos durante toda a vida.
Deseja dizer que o Profissional passará a viver baseado na qualidade da prática constante da atividade física, nas fundamentações cientificas da Educação Física, a qual deve ser incorporada como a sua maneira de viver.
Ética “é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. (VALLS, 1993, p.7). Sendo do ponto de vista da Filosofia, uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético.
Antiético é o profissional que não segue os princípios da Educação Física, que não aceita suas “exigências” e seus conceitos, que não aceita viver de maneira a condizer com o que muitas vezes irá ensinar a seus clientes.
·      Compromisso: é a forma, pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objetivo. Há diversos tipos de compromissos, como por exemplo: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócio... Compromisso é, portanto, uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos. A expressão "ter um compromisso" significa estar ocupado em uma data, ou ter um vínculo ou acordo com alguém. A palavra deriva de "promessa", ou seja, "com promessa". Quer dizer que quando há um compromisso há uma promessa.
O verdadeiro Educador dever ter o compromisso de viver a cada minuto de sua vida tudo aquilo que ele deseja ensinar, deve ter o compromisso com a alimentação saudável, com atividade física regular, compromisso de manter o peso ideal, compromisso de exercitar a mente, compromisso de educar fisicamente a sociedade em que ele reside.
·      Responsabilidade: a responsabilidade de mostrar a educação em seu estilo de vida é primordial, a atitude do Profissional valerá mais do que muitas e muitas palavras ditas diante de seu cliente. A responsabilidade de ensinar a ter hábitos saudáveis é proporcional a de viver esses hábitos.
Todos esses tópicos citados estão intricadamente ligados, pois, dentro da Educação Física e o dever do Educador Físico, um não existe sem o outro. É inevitável viver apenas um, sendo, dessa forma, inerente a imagem do Profissional, o reflexo de cada um desses tópicos.
Acredito que dessa maneira a Educação Física fará mais impacto na vida da sociedade, pois o que, até então, tenho visto, são profissionais desleixados, profissionais que pouco ou quase nada se importam com a imagem, a partir de si, da Educação Física. São pessoas mais preocupadas com o salário ao fim do mês do que com a promoção de Qualidade de Vida.
Educação Física se faz com a vida, com dedicação, com disposição, com entrega diária, se faz com vivencia de hábitos saudáveis, com abrir mão do que se acha correto e adotar posturas adequadas.
Educação Física é Educar Fisicamente que consiste em mudar maus hábitos, em educar para uma vida saudável com disciplina, consiste em transformar posturas inadequadas, modificar pensamentos culturais inadequados, preparar o ser humano para viver uma vida prolongada com saúde, equilíbrio e alegria, através da atividade física simples ou complexa, através dos esportes, da musculação, da aventura...

Referencias:

VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed. Brasiliense, 1993, p.7