quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

QUEM REALMENTE SOMOS?

“O ser humano é um ser que sempre quer algo a mais e nunca está satisfeito com aquilo que ele tem no presente, por isso deve lutar para ter o que deseja, deve lutar para ter a vitória”. Frases como essas é que tem ajudado a “nova população” à distorção da realidade e de princípios há muito tempo escrita para o homem e que, se seguidos, faria toda a diferença em todo tempo na vida de cada cidadão. No mundo atual prevalece o verbo “ter” e não o verbo “ser”. É interessante querer falar sobre a atitude de cada Ser Humano, querer falar de princípios, querer falar sobre como devo ou não ser, pois nos leva sempre a fazer diversas perguntas como: Que princípio ou conduta deveria eu seguir? Quais são os princípios ou conduta que garantiriam a paz no mundo? O que é princípio? Onde encontro tais princípios?...
A sociedade moderna tem caminhado para um lado em que a destruição é eminente tanto nos meios sociais, pela falta de igualdade entre as pessoas do planeta, quanto para a destruição do mundo, com grandes impactos causados pela exploração descontrolada na busca de favorecer a minoria da população. Encontro um Provérbios: “Quem se isola busca interesses egoístas e se rebela contra a sensatez”, e no dia a dia nos isolamos na busca de nossos interesses por que nós seres humanos não aprendemos a lutar pelo próximo e junto com o próximo de forma a ajudá-lo a realizar seus sonhos, estamos sempre esperando ser ajudados e se isso não acontece decidimos de maneira isolada focalizar nossas metas e “correr” para concretizá-las. Não estou dizendo que é errado buscar realizar nossos sonhos, apenas digo que a sociedade realizaria muitos mais sonhos se todos decidissem ajudar um ao outro como Cristo ensinou: “Ame seu próximo como a si mesmo.
Nos dias atuais o que mais ouvimos falar nos meios de transmissão de notícias é sobre as tragédias ocorridas no planeta causado pelo mal cuidado do homem para com ele (de antemão quero escrever o que encontro, na segunda carta de Pedro no capítulo 1 e versículo 20 e 21, escrito na Bíblia Sagrada: “Antes de qualquer coisa, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo”), na Bíblia encontro escritos dizendo que “a terra e tudo que nela há será queimada... diz que os elementos serão derretidos pelo calor (grifos meus do capítulo 3 da segunda carta de Pedro), porque só por ver o que está acontecendo agora com o planeta, efeito estufa derretimento das grandes geleiras, furações, tsunamis, é que iremos acreditar que essas coisas realmente estão prestes acontecer? Porque não poderíamos ter acreditado há muitos anos atrás? Porque não damos valor ao que está escrito na Palavra de Deus? Visto que a Bíblia já existe há muitos anos.
Nos dias de hoje é evidente que estamos entregues aos nossos próprios prazeres da carne, pois quem vive segundo a carne tem mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus”, podemos contestar a palavra “dominado”, mas antes de fazer isso vamos nos perguntar qual é a vontade que tem prevalecido em nós? Quais são os desejos que temos buscado realizar? O que faço é o que Deus quer? Por isso estamos ainda vivendo e vendo o mundo desse jeito, buscamos paz, mas não temos buscado o Verdadeiro dono da Paz, ainda somos dominados por nossas vontades e pensamentos.
Os valores sociais estão distorcidos somos mais capazes de acreditar em qual quer pessoa, em qual quer homem ou mulher que nos digam “vivam dessa maneira, vivam daquela maneira, façam isso, deixem de fazer aquilo, pensem dessa maneira, comam isso, comprem isso, usem isso, andem por aqui...”, nos deixamos levar por teses e comprovações científicas, que, ainda assim, são feitas por homens. Nós, humanos, somos altamente sugestionados, nos achamos plenamente dependentes cheios de sabedoria, capazes de ir, vim e fazer o que quisermos. Como disse no começo, existem algumas frases que estão sempre nos acompanhando no dia a dia são elas: “eu posso, eu quero, eu vou, eu faço, eu sou, eu vivo”, de que adianta realizarmos todos nossos sonhos, mas sermos incapazes de estender a mão a quem precisa? De que adianta ganharmos o mundo e perdermos a vida que nos foi dada? Digo a vida eterna. E se você pensa que tudo acaba com a morte desse corpo isso é com você, quem sou eu para dizer que você estar errado, no entanto se nós queremos desfrutar uma eternidade com Deus, só há um caminho, escrito no Evangelho de João no capítulo 3 e versículo 16, ”Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único Filho Jesus Cristo, para que todo aquele que nele crê, não morra, mas tenha vida eterna”, o único meio de ir até Deus é através de Seu Filho Jesus Cristo que morreu por nós, precisamos crê que Ele viveu, morreu e ressuscitou dos mortos para nos dar vida, para nos dar a vitória, uma vida abundante e eterna. Só lembrando que “crê” é muito mais do que simplesmente dizer que acredita em Deus, esse verbo sendo um verbo de ação contínua, no sentido da frase, exige uma entrega diária a vida com Deus de maneira diferente, santificada, justificada, sem injustiça, sem maldade, sem inveja, sem brigas, uma vida em amor para com Deus e o próximo.
Não podemos tentar nos justificar dizendo: “aqueles que dizem crer em Deus, aqueles que estão na igreja são os primeiros a viverem de forma a não condizer com a santidade de Deus”, pois a Bíblia falaque todos pecaram e estão destituídos da Glória de Deus”, isso significa que todos que estão nesse mundo pecam, mas existe um que nunca pecou, não existe ninguém bom o suficiente para se aproximar de Deus, logo todos nós estamos separados do Criador. A Bíblia diz que existe Um em que não foi encontrado pecado algum, sendo Ele o nosso único exemplo a ser seguido, Jesus Cristo.
Mas mesmo assim duvidamos e nos damos o privilégio de não aceitar e acreditar em toda essa história sobre Deus, por isso aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento, o propósito é que não sejam mais como crianças, levadas de um lado para o outro pelas ondas, nem jogadas para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro” Efésio capítulo 4 versículos 14, e por tanto o que deveríamos fazer é tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo” Colossenses capítulo 2 versículo 8. Como disse acima, somos seres sugestionados e nos deixamos acreditar em teses e pensamentos moldados por homens, nos dedicamos à leitura minuciosa de seus escritos, de suas argumentações, de suas pesquisas, mas nunca nos envolvemos com o pensamento e ponto de vista de Deus, pois já não mais acreditamos de maneira real com todo entendimento do nosso ser em Sua existência, já não nos dedicamos aprender os seus preceitos, seus caminhos e planos, deixamos de lado a Sua vontade, nosso caráter já não é formado a partir dos Seus ensinamentos (note que estou falando de Deus e não de religião) e sim formado por experiências meramente humanas. 
Contudo poderemos ainda viver da nossa maneira tentando forjar nossos próprios princípios, lutando por tudo aquilo que achamos que irá nos completar, podemos buscar em todo lugar aquilo que julgamos nos dá paz interna e externa, aquilo que completa o nosso ser. Não estou aqui dizendo pra você e eu que devemos ser religiosos, estou nos convidando a uma vida com Deus, interessando-nos pelos seus princípios, desejando ter o Seu caráter e a sua personalidade, acredito que assim aprenderemos e encontraremos algo que jamais imaginamos e viveremos o verdadeiro sentido da vida, dando valor àquilo que realmente importa, ou seja, ao Deus o Criador. Nosso mundo pode e deve ser melhor, não digo apenas mundo no sentido de planeta Terra, mas nossa vida, nosso meio social, nosso caráter, nossas convicções, nossa família, emprego, tudo o que nos rodeia, moldando de maneira diferente e fundamentada em Deus aquilo que realmente sou e devo ser.