Sempre ao começar ler qualquer texto, qualquer artigo exposto na Constituição Federal, me impressiona a estruturação gramatical dos mesmos, sempre bem organizados e esquematizados que logo me pego pensando na “bagunça” que se torna a política do nosso país que não condiz com tanta magnitude dos textos, mas esse é outro assunto que não abordaremos nessa análise.
Acredito que para a população aprender lutar e cobrar os direitos pontuados nas leis que regulamentam o ensino no país dever-se-ia primeiro conhecer tais, para isso penso que seria de suma importância uma divulgação dessas regulamentações com palestras nas comunidades sociais, com ensino aos professores e gestores para depois repassarem para seus alunos e com distribuição de cartilhas simplificada ao falar cotidiano do povo.
O Título VII da LDB – Art. 68 aos 77 traz toda a estruturação de como deve ser destinados os recurso financeiros da Educação, de onde vem e de como dever ser aplicado. A comunidade que compõem uma Escola (pais, professores, gestores, secretários, zeladores, etc.) soubesse de todas essas regulamentações, soubessem da porcentagem mínima que é destinada a educação exposta no Art. 69, poderiam semestralmente reunir-se acessar os sites, onde é possível saber todos os valores que foram destinados a cada localidade, comparar com o que está sendo aplicado naquela região e assim saber em conjunto o que faltou, o que veio, o que não veio e o que se deve fazer se aqueles recursos não estiverem sendo aplicados de forma correta. Mas como disse ainda ficaremos a “ver navios” se essas Leis não forem entendidas e compreendidas pela sociedade.
O presente Título evidencia que são destinados recursos para a manutenção e desenvolvimento do ensino, as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, mas o que eu via em meu município, até um tempo atrás, eram professores reivindicando o pagamento de seus salários que há meses estavam atrasados e escolas em completo abandono, então me faço algumas perguntas: Como isso é possível se a verba já tinha sido librada para a manutenção e pagamentos? Onde esse dinheiro estava sendo investido?
O que percebo é que existe uma comunidade que ainda está desinformada e que existem governantes que se favorecem de tal carência. A educação é recheada de recursos para que possa se manter: receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; receita de transferências constitucionais e outras transferências; receita do salário-educação e de outras contribuições sociais; receita de incentivos fiscais; outros recursos previstos em lei. Agora se tudo está sendo aplicado de maneira correta são “outros quinhentos”. Cabe a nós buscarmos as informações para que possamos intervir em qualquer situação adversa aos tramites legais da Lei.
Meu caro, se você não sabe, H's um disciplina na grade dos cursos de licenciatura, principalmente os da UEA que é Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico que trata exatamente das leis e diretrizes da educação brasileira, e é quem fundamenta o ensino da graduação para um melhor preparo das outra disciplinas didáticas.
ResponderExcluirA minha pegunta é; podemos fazer alguma coisa nesta luta de gigantes?
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