Inicialmente falar de Copa do Mundo me vem às perguntas: A quem é direcionado esse evento? A Copa do Mundo é do Mundo e de todos os que nele vivem ou apenas de alguns? Quem é os mais beneficiados pelo evento esportivo?
Quando um País é escolhido para sediar um Evento de tal magnitude, todos os focos são direcionados a este, “todos” os investimentos de destinados a este. A construção de Estádios se faz necessário, o investimento na reestruturação do transporte terrestre, viário, aéreo, ferroviário são os mais requeridos para que haja uma “excelente” recepção por aqueles que irão visitar tal País. Investimentos nos Aeroportos, Portos, Rodoviárias, Hospitais, são grandes alvos de direcionamento de verbas para tal processo.
É claro que compreendo e sou a favor de todo esse investimento, pois entendo a importância destes para todo um futuro promissor que terá ou não esse local sede. Mas onde fica realmente a preocupação com a massa, o povo que sofre com desumanização nas favelas, nas roças, nos campos, nos pequenos interiores longínquos dos centros escolhidos, no caso do Brasil, da verdadeira Copa do Mundo que traz junto todos aqueles grandes investimentos? Acredito que a preocupação é muito maior com aqueles que vão vim do que aqueles que são brasileiros. Acredito que o investimento está muito mais voltado a favorecer o marketing das grandes marcas, das grandes empresas, do que aumentar a qualidade de vida dos muitos cidadãos.
A Copa do Mundo deveria ser do mundo, do povo, das pessoas, dos seres, dos homens e mulheres que moram no País. Digo que não é, pois o que vejo é uma monopolização de investimento, de “poder”, de lucro, de importância. Nossa como fico feliz em ver Hospitais recebendo investimentos, Hospitais sendo ampliados. Fico imaginando, no caso do Brasil, esses médicos sendo contratados apenas no período que corresponde o Evento. Volto-me a perguntar qual será a preocupação em realmente estruturar a área da saúde e deixar para a posterioridade, para a população uma rede completa que supra a necessidade de todos? O que vejo é “ricos e poderosos” ficando cada vez mais “ricos e poderosos” e pobres cada vez mais esquecidos.
Falando um pouco sobre Manaus, será que foi mais viável a demolição de uma Arena Esportiva, antes chamada de Vivaldo Lima, conhecida por todos, amadas por muitos, querida por boa parte da cidade - não falo apenas de questões financeiras, mas ligação emocional, sentimental e cultural do antigo Estádio? Compreendo que o Amazonas não é um grande centro do futebol no Brasil, mas sei que têm muitos amantes da pratica e deseja está dentro desses centros. Será que não haveria outra sugestão, outro projeto que realmente evidenciasse a preocupação com os habitantes da cidade e não apenas a preocupação e agradar as grandes marcas, os “grandes olhos”?
Por fim quero dizer que a copa do mundo é sim a Copa do Mundo, pois são Seleções de diversas partes do Mundo, mas não de todos, dos povos, dos cidadãos, pois o que vejo não é a valorização do povo, do ser que vive e precisa do amparo do Governo, dos investimentos para que tenha uma Qualidade de Vida tanto querida por todos. Sei que um dia essa valorização haverá, mas gostaria de ver a Copa do Mundo, que é um evento tão respeitado e assistido por muitos, trazer realmente consigo essa preocupação e não apenas a valorização dos grandes empresários que desejam apenas se favorecer dos lucros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário