
Sempre tiver essa final como a revanche entre a final que não teve na Copa do Mundo, Brasil x Espanha, pois seria a oportunidade de mostrar novamente ao mundo que o Brasil ainda tem o melhor futebol do mundo, mas me enganei, o que vi foi uma aula de futebol vinda do Barcelona/Espanha/Futebol, uma aula de ideologia, uma aula de preparo, aula de time, aula de jogo coletivo...
Quando todos os comentaristas falavam sobre o favoritismo pelo lado espanhol e a certeza que seria muito difícil para o Santos/Brasil/Mercado Esportivo tirar mais essa vitória de futebol coletivo, muitos ainda contestavam, muitos ainda apontavam defeitos, muitos ainda diziam que o título seria do Santos, mas hoje, após o jogo, ficou claro ao MUNDO que não há TIME que faça uma tão bela apresentação como o time catalão, que evidencie a característica do que entendemos ser FUTEBOL, realmente os comentarista estavam certos.
Duas coisas, para mim, são evidenciadas a partir desse jogo:

2° O Santos/Brasil/Mercado Esportivo perdeu sua característica e se deixou intoxicar com o Mercado do Futebol Mundial o mercado da compra e venda de jogadores, onde a promoção de um jogador é mais importante do que a formação de uma imagem que caracterize um Clube. Onde o número de patrocinadores na vestimenta do time é mais importante do que a ideologia que cada jogador terá que “vestir”. O Brasil deixou de se preocupar com o jogar futebol e se isolou em uma imagem batida pela MÍDIA, a muito passada, de que o Brasil é o País do Futebol, sendo esse termo hoje uma frase que denota um Mercado de Jogador, um Mercado para tudo referente a esse esporte. Quando se fala de um Time brasileiro se fala de fulano ou sicrano.

Messi conhecido como o jogador que não gosta de falar em público, de expor sua vida e sendo segurado por contrato com o Clube. Neymar é o garoto propaganda, através dele o Clube terá mais dinheiro, mais patrocínio, mais adeptos.
Por fim quero enfatizar o que mais tenho visto e evidenciado no confronto entre Barcelona/Espanha/Futebol x Santos/Brasil/Mercado Esportivo é que hoje o Brasil se preocupa com o espetáculo aos olhos dos investidores, a Espanha com o dos torcedores. O Brasil se preocupa com a formação de um atleta para vender e obter lucros, a Espanha em formar jogadores para a Seleção de seu País. O Brasil quer obter lucros, a Espanha que obter títulos. O Brasil é o “melhor do mundo”, a Espanha se faz a melhor do mundo. O Brasil VENDE FUTEBOL, a Espanha dá AULA DE FUTEBOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário