É válido ressaltar que estaremos tratando sobre Educação, por tanto, para isso, existe um entrelaçamento e uma somatória das diversas áreas do saber para conseguir levar o educando a um denominador comum, ou seja, só o Educador Físico não consegue realizar tal façanha de educar, transformar e preparar o aluno para a sociedade, mas, como outras disciplinas, tem seu papel fundamental na vida desse ser e na vida da Sociedade.
O Professor de Ed. Física tem o papel de proporcionar aos alunos meios para que este perceba seu corpo, conheça suas capacidades e dificuldade. O Educador é responsável por formar completamente toda a parte motora no ser como: flexibilidade, equilíbrio, coordenação, força, destreza através de jogos, brincadeiras, atividades físicas adequadas para cada faixa etária. Junto com o desenvolvimento motor, irá cooperar para o aperfeiçoamento cognitivo, valendo-se de seus conhecimentos científicos sobre psicomotricidade, cineantropométria, biomecânica, motora, funcional, psicofisiológia, fisiologia e de composição corporal, entre outro, agirá do simples para o mais complexo.
Do motor para o cognitivo, formará no aprendiz a capacidade de serem flexíveis antes às situações da vida, de ter equilíbrio para suportar as dificuldades que hão de surgir, ensinará a trabalhar em equipe como o funcionamento de seu corpo em movimentos coordenados, desenvolverá no aprendiz a capacidade de ter força para superar limites e destreza para fugir com eficiência nos momentos certos.
O aperfeiçoamento dos movimentos do corpo e o seu autoconhecimento é fundamental para sua interação como ser social, dessa forma capacita o ser para não ter medo e nem timidez ante ao público, pois estas características são notórias em pessoas que não desenvolveram tais capacidades. Quero dizer com isso, que o Educador Físico é responsável de dá suporte ao educando a “curar” qual quer debilidade que o prejudique no decorrer de sua vida. (não quero aqui entrar em méritos de comprovações científicas, pois acredito que minhas falácias podem ser de sua compreensão).
Agora adentrando na área do intelectual, isso é individual, posso falar por mim. O Educador que se prese, acredito eu, ele é formador de opinião, ele é munido de informações que instigarão no aluno o hábito da curiosidade da pesquisa, para juntos encontrarem as respostas. E como o Educador Físico é aquele, na Escola, que está mais próximo do aprendiz, cria um tempo propício para desenvolver tais opiniões.
Para tal êxito, há de se saber que, a prática da leitura é uma responsabilidade de qualquer Educador e sendo de fundamental importância ensinar tal prática.
Com tudo é válido dizer que a sua contribuição depende de seus princípios éticos e morais, no entanto é preciso saber que se um professor de tal área não aceita os “sacrifícios” para mostrar em sua vida diária o que é Educação Física, este não deveria ser chamado de Profissional de Educação Física.
Acredito que o sábio não é aquele que tem milhões de argumentos e explicações para tudo, mas sim aquele que vive o que deseja ensinar, dessa forma a sua contribuição passa a ser vista na maneira de viver e não na maneira de ensinar.
parei de ler no "lhe dando".... caraca, essa foi literalmente antológica.
ResponderExcluir