A entrevista realizada com o empresário do segmento de beleza (Cabelereiro) teve os seguintes resultados contemplados pelo entrevistador que serão expostos nas linhas que seguirão essa breve matéria.
Quando perguntado sobre o tempo em que ele está nesse ramo, o mesmo respondeu que há vinte (20) anos, os quais foram adquiridos com uma trajetória entre Goiânia, São Paulo, Manaus e Manacapuru, pois o empresário acredita que a busca pela capacitação é primordial, com isso houve a necessidade de ir a esses lugares para aprimorar as suas técnicas.
O empreendedor tem apreço pelo que faz, dizendo que no começo de sua caminhada trabalhou gratuitamente para ganhar experiência. Disse que efetua o seu trabalho com o máximo de cuidado e esforço para que o resultado seja o melhor possível. Acredita que de nada vale se seu trabalho se não obtiver resultados satisfatórios, pois assim não haverá a busca pelos seus serviços.
Quando perguntado sobre as visões que tem sobre o seu negócio, o mesmo responde dizendo que, antes não acreditava que poderia crescer tanto, pois no começo havia em seu estabelecimento apenas uma cadeira e ele, como o funcionário/dono, hoje se sente feliz em ver que há cinco cadeiras no seu estabelecimento, há uma estrutura montada, uma sala climatizada, e mais sete (07) funcionários. E termina dizendo que ainda pensa em expandir mais o seu Negócio.
Falando sobre as dificuldades no início de sua carreira, lembra que em São Paulo, na busca por sua capacitação, passou muitas necessidades, pois para o mesmo era difícil está naquela local, visto que não estava em sua cidade natal. Outra dificuldade foi em manter o negócio, no início, pois teria que pagar contas que chegavam e o pouco dinheiro que entrava não era o suficiente. Outra dificuldade encontra foi com o tempo, que houve a necessidade de contratar pessoas qualificadas e capacitadas e o mesmo encontrou bastante dificuldade. O empresário comenta que a qualificação, em qual quer área, é fundamental.
Quando interrogado sobre as lições que teve em vinte (20) anos de carreira, o entrevistado não demora muito em dizer que não se deve subestimar a concorrência, diz que concorrência há em todo lugar do comércio e que se você não se importar com a mesma ela “te come”, (termo usado para dizer que a concorrência pode te levar a falência). Diz também que é importantíssimo conhecer o seu trabalho e onde você está trabalhando, conhecer o mercado local.
O Empresário, quando perguntado sobre seu perfil, revela que é uma pessoa que acredita na valorização dos funcionários e acredita que a valorização dos mesmos é primordial. Revela que o pagamento em dia do salário é de suma importância, assim como pagar a conta de luz, de fornecedor e de locação do estabelecimento.
Com tudo, essa foi a entrevista coletada em Manacapuru com o empresário, dono do Salão de Beleza Divino’s Cabeleireiro, Divino José de Assis, pelo acadêmico de Educação Física Thiago Brelaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário