quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O FRACASSO DOS CRENTES


Tentarei falar um pouco sobre esse tema dado a mim por um amigo. Primeiro gostaria de retirar a preposição “DOS” e substitui-la por “NOS”, pois dessa maneira tentaremos limitar a falar apenas daqueles que fracassam e “NOS” remete-nos ao pensamento de que o que leva ao fracasso é algo interno, dentro da mente e do ser. Claro que se sabe que existem uns que fracassam e outros não.
 Mas o que é fracassar? Refere-se ao estado ou condição de não atingir um objetivo desejado ou pretendido. Pode ser visto como o oposto de sucesso. E qual é o objetivo dos Crentes? Ser praticantes da Palavra e não apenas ouvinte (Livro de Tiago), mas não há maior objeto do que agradar a Deus no coração, na mente, nas atitudes em verdade, e é claro que isso é um conjunto, não pode ser feito separadamente.
É evidente que os critérios para o fracasso dependem pesadamente do contexto de uso, e podem ser relativos a um observador particular ou sistemas de crenças. Uma situação considerada como um fracasso por alguém pode ser considerado por outrem um sucesso, um sucesso relativo ou uma situação neutra, particularmente nos casos de competição direta ou jogo de soma-zero, ou seja, do perdedor.
     Realmente falar de FACASSO é complicado, pois como saber se um crente fracassou ou não? Como julgar, se isso é feito por Deus? Se isso só será visto na Glória. No entanto o contexto sugerido para essa análise é o da sociedade atual, do comportamento atual, do jeito de viver atual. Não queremos falar de conhecimentos filosóficos, psicológicos, teológicos, sociológicos...
     Pegando o objetivo de agradar a Deus, como realizar tal proeza?
O Crente precisa saber quem é Deus em sua essência de AMOR;
O Crente precisa aprender a ser um LÍDER de si dependente de Deus e não um seguidor;
E no mais, estudar a Bíblia e ter discernimento do Alto e não somente baseado no que os outros dizem;
Crentes que palavra é essa? Qual sua origem?
“Crente” é quem crê em alguma coisa e acredita naquilo que crê, pode ser crente em Deus, crente no diabo, crente na aparecida. Na Bíblia diz que aos que crê em Deus, no seu filho o Senhor Jesus, e no Deus Espirito Santo, foram chamados de Cristãos, creem na ressurreição de Jesus.
“Crente” vem de “crer”, do Latim CREDERE, “acreditar, confiar”, o que torna qualquer religioso num crente. A palavra CRENTE quer dizer: "AQUELE QUE CRÊ". Ser crente significa ser discípulo de Cristo. É nossa vida que vai mostrar ao mundo se realmente somos discípulos de Cristo. Nossas palavras somente terão valor se confirmarem os nossos atos como cristãos verdadeiros. O Senhor Jesus Cristo e os seus apóstolos mostraram com clareza que há dois aspectos inseparáveis na vida cristã: O DOUTRINÁRIO E O PRÁTICO.

"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.” (Carl Sagan).

O significado para a palavra cristão hoje é bem diferente do significado usado nas escrituras. Hoje, qualquer um que segue uma religião denominada "cristã", acha-se no direito de dizer que é um cristão. Alguns são tão depravados em sua forma de viver que de maneira nenhuma fazem jus a essa palavra, hipócritas. Outros são tão errados biblicamente e mesmo assim insistem em acharem-se cristãos. E aí está o problema: O próprio indivíduo achar-se um cristão quando não o é.
A palavra “cristão” como é usada na bíblia é um apelido. E este apelido referia-se aos crentes que andavam de uma forma digna. A conduta (dentro da família e da sociedade), a transformação interior e exterior, sucedia a profissão de fé destes crentes. Tamanha era a transformação que se tornavam impossíveis de não serem notados. Então a própria sociedade, testemunhando esta transformação, chamava-os de "cristãos". Assim, ser apelidado de cristão seria uma grande honra a qualquer crente.
Para isso o Crente precisa ter um “encontro” com Deus e não apenas ouvir (o pastor, o padre, o missionário, a freira...) falar, pois quando há um “encontro” o Crente começa a aprender ser um Líder de si dependente Dele-Nele e quando somente ouve alguém falar se torna apenas um seguidor, e Deus já acabou com isso lhe dando, na morte de Cristo, o livre acesso a Ele para capacita-lo e transforma-lo na Sua maneira.
A maior causa do “FRACASSO” em ser “crente” é não conhecer Deus em sua essência e ser apenas um ouvinte nos Templos, nas palestras, nos Cultos, nas Missas, ser sempre dependente do ensinamento dos outros que já tiveram esse “encontro”. Quando isso acorre, essa pessoa, a qual quer momento será um dado estatístico, será mais um que apenas passou, mais um que não compreendeu o que é ser Crente que faz a diferença em Deus, para Deus e com Deus.
Um dos erros mais comuns vividos pelos “crentes” é a incessante preocupação no que o “afastará” de Deus, esse “crente” não se preocupa em viver o que é certo e sim em não viver o que errado, isso lhe prende ao pensamento negativo de que sempre está em “pecado”, que nunca está acertando, isso desvia o foco do fazer certo, do agradar, do viver em alegria com Deus, por Deus e para Deus. Conheça a Deus em sua essência e haja o que houve nada lhe tirará o brilho de ser Crente.
Busque a Deus no seu modo de pensar, de falar, de agir, de ver, de sentir, de se comportar, de escolher, de se doar e nunca espere algo em troca, aprenda a ser inocente em todos esses procedimentos.
Muitas vezes ser Líder de si lhe dará um conhecimento tão abrangente que perceberá o quanto o cerimonialismo é chato e isso o fará ter vontade de não frequentar as seitas, denominações, igrejas, como você queira chamar. Mas saiba que ser um CRENTE VENCEDOR é adorar a Deus e servi-lo junto com os seus filhos. Ser Líder de si é saber com Deus quais são as atitudes corretas, nos momentos adequados a serem tomadas. Ser Líder de si é não depender de fulano ou ciclano para está bem com Deus. Ser Líder de si é ter intimidade com o Pai, é reconhecer sua dependência Nele, é ser Seu aprendiz, é querer ser Seu clone.
O que leva um “crente” a fracassar é a falta de formação interior, de capacidade interna de reconhecer quem e que ele está se dedicando, seja lá onde for, seja qual seguimento ele estiver, a formação, a compreensão maciça dos objetivos e metas é fundamental. Usando o termo da Bíblia, só assim ele estará “FIRMADO NA ROCHA”. O ser como completo precisa está voltado a concretizar tais objetivos agora propostos só e exclusivamente a partir de um “encontro” dele com Senhor, e no caso dos verdadeiros Crentes: ser fiel até o fim, jamais viver de maneira que não contraponha com a Santidade, ser praticante, ser santo, ser servo, abrir mão da vontade da carne e principalmente PREOCUPA-SE EM AGRADAR A DEUS E NÃO A HOMENS...
Com tudo o que faz um “crente” fracassar é a falta de conhecimentos e práticas necessárias para ser chamado de Crente. É evidente que compreendo que muitas vezes a sua atitude de Crente não será correta aos meus olhos, mas se seu coração está TOTALMENTE VOLTADO A AGRADAR A DEUS E SE VOCÊ REALMENTE TEVE UM “ENCONTRO” COM ELE quem sou para dizer que é um fracassado?
Afirmo que o que faz um “crente” fracassar é a falta de formação interior, a falta de submissão a Quem verdadeiramente deve, a falta de vergonha na cara, a falta de compreensão do que é ser SANTO (separado), a falta de querer fazer a diferença, a falta de caráter Divino, a falta de personalidade de Cristo, a falta de mudança Espiritual.

Fontes consultadas.
  

Um comentário:

  1. A igreja era pra ser o mecanismo facilitador para que esse fracasso não acontecesse, mas quando esse mecanismo é falho, só podemos lamentar. Palavras do meu amigo Eldio.

    ResponderExcluir